Como transformei uma casa abandonada no meu escritório
O primeiro post do blog não poderia ser outro se não falar de transformação. Muitas vezes sou chamado para fazer uma intervenção num ambiente em que o cliente não faz ideia o quanto essa mudança vai afetar positivamente no cotidiano dele ou sua família. É um momento maravilhoso, que envolve tempo, dedicação e superação muitas vezes. Essa transformação também se dá quando temos um ideia, queremos empreender e colocar em prática o que sabemos e o que amamos.
Minha trajetória também não foi diferente. Em 2009 entrei na faculdade de Design da Ulbra e sempre que estamos estudando algo que amamos, pensamos como vamos fazer diferente. Tive a oportunidade de trabalhar num escritório de design que forneceu uma bagagem técnica e organizacional para que hoje eu tenha convicção que estou no caminho certo e descobrir que hoje o que mais amo não é o design, e sim mudar a vida das pessoas.
O início de uma história
Em 2017, após finalizar meu curso de design no Chile (sim, resolvi expandir meus conhecimentos através das fronteiras), voltei preparado para ser guia do meu próprio caminho e abri meu escritório. Inicialmente no escritório do meu apartamento, mas logo percebi que meu cliente precisava de um atendimento e de uma experiência além de imagens e vídeos de uma apresentação em sua própria sala. Foi por isso, que em 2019, após cruzar a fachada de uma casa que sempre fui apaixonado (e sem saber o porquê), percebi que ela havia ficado disponível.
Meu coração não me enganava e por isso resolvi atrás de informações e visitar esse espaço.
Ao entrar, me deparei com uma casa parcialmente abandonada e carente de muitas intervenções. O semblante do profissional, o corretor de imóveis, me apresentando cada canto deixava claro a sua decepção e temia que minha reação fosse negativa, mas por dentro meu coração explodia de felicidade por encontrar exatamente o que estava procurando.
O processo da reforma
Como todo início de projeto, comigo não foi diferente. Reuni as necessidades e, obviamente, o estilo que queria apresentar aos meu clientes. Tenho que confessar que criar um projeto para si é uma tarefa muito mais difícil que para os clientes. Sofremos da "síndrome do querer tudo". Tinha muito claro que o estilo que queria apresentar era o clássico, mas de uma maneira estilizada. Esse é meu estilo base, que tenho muito domínio em representar e trabalhar. Feito isso, fiz meu plano de necessidades e a pergunta que me fiz é a mesma que eu faço ao iniciar qualquer projeto: como vou criar uma experiência incrível nesse espaço?
Fiz uma previsão orçamentária com base nisso e comecei junto com meus fornecedores a construir o meu projeto. Bons fornecedores são a base para um processo de sucesso e sem eles o que resta são vontades e planos sem futuro. Por isso, sempre verifico a qualidade do fornecedor e do material fornecido, e no meu escritório precisava escolher os melhores para poder indicar e apresentar aos clientes, afinal quando lá dentro eu ouviria muito: quem executou esse item?
As escolhas dos materiais
Essa é uma das partes mais interessantes do processo do projeto de interiores. Meu norte foram os projetos já executados e o estilo proposto para o espaço. Escolhi então os materiais que mais utilizo nos projetos como forma de representação e experiência do cliente no momento de apresentar um projeto.
O resultado foi um espaço onde o cliente pode ver aplicações de papel de parede no forro de gesso, tecido aplicado na parede, tipos de acabamento de mobiliário fixo, a união de móveis com design assinado junto a um ambiente clássico, etc.
E claro, toda essa orquestra sendo regida pela automação. Esse é um ponto muito discutido, pois quando se fala em automação a memória remete a ambientes futurísticos onde algo vai surgir do teto ou das paredes. Aqui, a automação tem papel fundamental para regular as apresentações, controle de luzes, ar condicionado e sistema de segurança. Assim, posso estar em qualquer lugar e medir o controle do espaço e economia de tempo e dinheiro através das funções de acionamento dos eletrônicos.
O resultado
O processo de reforma levou em torno de 2 meses para ser finalizado. Foram executadas e trocas de todas as infras e supraestruturas, como fiação até o telhado. Claro que sempre nos falta um fôlego para deixar tudo pronto como imaginamos, por isso contei com mais alguns meses para deixar completamente acabado. Mas o resultado foi animador.
A transformação foi incrível. Todos os espaços foram repensados e otimizados para receber os clientes e gerar uma experiência além da apresentação de um projeto.
Gostou? Vamos transformar o seu espaço também?
Lista de fornecedores
Piso em carpete da Latina Haus
Marcenaria do escritório da Garibaldi Móveis
Marcenaria da cozinha da Dell Anno de Porto Alegre
Automação pela G3 Fantoni
Cadeiras em couro da Masotti Porto Alegre
Mesa, poltronas e acessórios da Casiere
Gesso da Lam Gesso
Iluminação da Boutique dos Lustres
Cortinas e tecidos da Manjabosco
Construtora Construfaz
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